O avião enviado pelo governo federal à Bolívia para buscar os brasileiros que estavam no país vizinho pousou por volta de 11h15 em Campo Grande (MS).
De acordo com o iG, o Hércules escalado para a operação saiu do território brasileiro às 4h10 e aterrissou no aeroporto boliviano às 7h30, horário de Brasília.
A missão de resgate transcorreu "dentro da normalidade'', contou um funcionário da Aeronáutica. Até o início da noite de quinta-feira, a informação era de que 53 pessoas aguardavam para ser retiradas da Bolívia. Mas, a pedido da própria Embaixada do Brasil naquele país, acabaram embarcando 108 pessoas, entre elas cerca de 10 estrangeiros.
Os 108 passageiros chegaram ao aeroporto de El Alto - a 13 quilômetros de La Paz - em um ônibus da Marinha boliviana, que foi escoltado por fuzileiros navais. Assessores da embaixada afirmaram que não havia manifestantes no percurso.
A Embaixada permitiu o embarque dos outros 55 passageiros por considerar que eles estavam em situação emergencial no país. Além disso, muitos brasileiros souberam da operação pela TV e pediram para retornar ao Brasil.
A operação de resgate foi autorizada na última quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a crise na Bolívia ter se deteriorado.
Setenta e quatro pessoas já morreram e 200 ficaram feridas durante os confrontos com a polícia e militares. Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que prometeu não deixar o cargo.