Mundo

Avião de estudantes brasileiros vence competição nos EUA

10 mai 2007 às 20:10

A equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, foi a campeã pela Classe Aberta na SAE - Aerodesign East Competition, competição estudantil realizada nos dias 4, 5 e 6 deste mês, em Forth Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Além de conquistar o primeiro lugar na classificação geral da Competição e se sagrar bicampeã internacional na categoria, a equipe do interior paulista, cujo avião pesa apenas 5 quilos, ganhou troféus de Maior Peso Carregado (19,2 quilos) e de Projeto Mais Inovador. Pela Classe Regular, a equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá, ficou com a terceira colocação e ainda recebeu duas menções honrosas: Melhor Trajetória de Vôo e Maior Peso Carregado da categoria (14,2 quilos).


Ao ganhar menção honrosa de Maior Peso Carregado, a equipe Uirá recebeu o troféu Itinerante, prêmio que pelo terceiro ano consecutivo é concedido para uma equipe brasileira. O troféu percorre o mundo e é reservado à Classe Regular. Além das equipes EESC-USP e Uirá, o Brasil foi representado pela equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), na Classe Regular, que ficou em oitavo lugar na classificação da Competição. A Competição reuniu 62 equipes, em três categorias (Open Class, Regular Class e Micro Class), de vários países das Américas e Europa.


As três equipes brasileiras ganharam o direito de disputar a Competição norte-americana após conquistarem as melhores pontuações na VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em setembro de 2006, no CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP.

Brilhante histórico - Esta não é a primeira vez que o Brasil se destaca na Competição internacional. Ano passado, a equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, foram respectivamente campeã e vice na Classe Regular. Em 2005 e 2002, a competição também teve como campeãs na mesma categoria equipes brasileiras. Na Classe Aberta, em 2006, a equipe EESC-USP OPEN, também da Escola de Engenharia de São Carlos da USP foi, pela primeira vez, a melhor colocada; e em 2004, a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estreou as boas colocações brasileiras na Competição, quando garantiu o terceiro lugar na categoria.


Continue lendo