Londrina

Violência gera manifestação por paz

24 nov 2003 às 10:59

Vítimas de espancamento enquanto caminhavam na pista do Lago Igapó 1 (área central de Londrina), há duas semanas, os estudantes Josenir Lopes Dettoni, 25 anos, e Roger Saldanha, 28, resolveram promover uma manisfestação pela paz no mesmo local das agressões.

O ato não conseguiu chamar a atenção de muita gente pouco mais de 30 pessoas pararam para ouvir os manifestantes mas serviu para lembrar as autoridades municipais e estaduais sobre a falta de segurança e abandono do local.


Enquanto tocavam música e distribuíam mudas de pitanga para os que passavam, Lopes e Saldanha contavam a insólita história que os levou a promover a manisfestação pela paz no Lago Igapó. Lopes disse que, em um domingo, enquanto caminhavam pela pista, ciclistas corriam entre os pedestres, ''tirando 'finas' das pessoas'', explicou.


Numa das manobras, Lopes foi atropelado e a bicicleta, danificada. ''Depois de perceber que sua bicicleta tinha quebrado, o ciclista queria me obrigar a pagar os prejuízos'', contou Lopes. ''Como me neguei a pagar, eles (que estavam em seis) nos agrediram e nos jogaram no lago. Tivemos que nadar até o Iate Clube para evitar mais agressões'', recordou, quase rindo, o estudante.

Leia a matéria completa na edição desta segunda da Folha de Londrina


Continue lendo