A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou hoje (16/08), em segunda discussão, seis projetos de lei que prevêem a inclusão de ruas residenciais no quadro de zonas comerciais do Plano Diretor da cidade. Entre as ruas que ganharão caráter comercial está a Castro Alves, localizada no Jardim Shangri-lá A (zona oeste da cidade).
Também será alterado o zoneamento da Rua Juvenal Alves de Camargo, localizada entre os jardins Tocantins e Paraty; Rua Maria Vidal da Silva, no Jardim Acapulco (zona sul); Rua Izidoro Dias Lopes, no Conjunto Habitacional Sebastião de Melo Cesar (zona norte); Rua Francisco Garcia Campos, no Jardim Itaparica; e Rua Rudolph Diesel, na Vila Industrial (zona oeste). O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) emitiu parecer favorável à alteração de zoneamento de todas estas vias.
Segundo o presidente do IPPUL, Jurandir Guatassara, só no primeiro semestre foram enviados 14 pedidos de mudança de zoneamento de ruas, que acumularam-se no instituto devido à dificuldade de elaborar o Relatório de Impacto Ambiental e Urbano (RIAU) por parte do município. O RIAU é uma exigência para que a mudança ocorra.
* Leia mais em reportagem de Silvana Leão na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta