A região de Londrina passa por um veranico desde o mês de agosto e deve se estender até pelo menos 20 de setembro, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). O veranico acontece quando há presença de massas de ar seco e quente durante o inverno. Para ser considerado 'veranico', deve ter pelo menos quatro dias de duração.
De acordo com o meteorologista do Simepar Samuel Braun, o veranico ou bloqueio atmosférico é bem comum nesta época do ano, principalmente na região norte do estado. Londrina se destaca por registrar durante muito tempo esta situação. O mês de agosto foi acima da média na região. E em relação ao mês de setembro, ainda estamos sem expectativas para mudanças, o calorão deve seguir até pelo menos mais 10 dias", explica.
Com temperaturas mínimas e máximas acima da média para os extremos, Londrina registra mínimas de 15º a 20º e máximas de 33º e 37º desta segunda-feira (11) até pelo menos 20 de setembro.
Leia mais:
Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública
Feto é encontrado nas grades de limpeza de estação de tratamento da Sanepar
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
Segundo o Simepar, uma queda de temperatura só vai ocorrer quando chegar uma frente fria que consiga superar o sistema atual, quente e seco.
Na região oeste, sudoeste e parte do noroeste do Paraná, Braun disse que já houve registro de chuva leve a moderada. "As chuvas produzidas nestes casos são rápidas, de curta duração. O deslocamento preferencial das instabilidades é de noroeste para sudeste. Em grande parte do Estado houve um aumento da nebulosidade nesta segunda-feira, mas mesmo assim o calor é bastante intenso na maioria das regiões."
Lembrando que inverno termina, oficialmente, em 23 de setembro.