A Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), realizam nesta segunda-feira (10), uma fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade. O objetivo é verificar quais lojas estão cumprindo a lei municipal n° 9.188, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo.
A fiscalização, que acontece no centro da cidade e Shopping Catuaí, começa a partir das 14h, em frente ao "Móveis Brasília", localizado na rua Benjamin Constant, número 1.185. O trabalho segue durante todo o dia.
De acordo com o presidente do Compaz, Luiz Cláudio Galhardi, é o terceiro ano consecutivo da fiscalização em conjunto, antes do ‘Dia das Crianças’. "Queremos conscientizar lojistas e, principalmente, os pais, para que participem não comprando armas de brinquedo. É uma forma de garantir que as lojas conheçam a existência da Lei na cidade e que ela seja respeitada."
Galhardi afirmou que 17 lojas já aderiram à campanha "Arma não é brinquedo, dê abraços". Assim, em novembro, durante solenidade na Câmara de Vereadores, os respectivos estabelecimentos receberão um selo indicativo, que amplia e incentiva a não comercialização dos objetivos que incitam à violência.
"O selo tem validade de dois anos. Aquele lojista que deseja afixar em seu estabelecimento, deverá solicitá-lo junto à Prefeitura e Câmara Municipal. A partir daí, a Secretaria de Fazenda irá fiscalizar o estabelecimento e garantir o cumprimento da lei", explicou Galhardi.
A campanha "Arma não é brinquedo, dê abraços", também criou um mecanismo, no portal da prefeitura, a fim de denunciar as lojas que não estejam cumprindo a lei. Qualquer cidadão poder fazer a denúncia para colaborar com a campanha. O link do portal da Prefeitura é: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12792