Londrina

Vaca mecânica descansa por falta de água e energia

19 nov 2002 às 22:08

A ''vaca mecânica'' inaugurada em 27 de setembro pelo Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) de Londrina só funcionou cerca de um mês e há mais de 15 dias está parada.

O motivo é que as instalações elétrica e hidráulica do prédio onde o Provopar instalou o equipamento, na Avenida J.K., não aguentaram a demanda.


A máquina, que produz alimento líquido de soja semelhante ao leite, estava gastando cerca de 700 litros de água por dia e consumindo muita energia. ''A energia do prédio começou a cair e a água da caixa acabava'', justificou a gerente administrativa do programa, Lenir Cândida de Assis.


O equipamento custou R$ 40 mil e foi paga com verbas do Provopar e por meio de um convênio com a Sercomtel. A capacidade de produção é de 600 litros de leite de soja por dia.

Segundo o supervisor do projeto, José Aureliano Sabino não houve prejuízo na alimentação das crianças assistidas pelo programa porque o Provopar entrega diariamente leite de vaca para as crianças. ''O leite de soja era distribuído uma vez por semana e funcionava como um complemento'', destacou. Segundo ele, o programa pediu prazo de 20 dias para voltar a produzir o alimento de soja.


Continue lendo