Londrina

UEL amplia debate sobre Plano de segurança

10 mai 2007 às 19:36

A administração da UEL fechou um cronograma de apresentações e debates sobre o Plano de Segurança da instituição, que está sendo debatido internamente e desde o mês passado, passou a ser apresentado a representantes da sociedade civil organizada. Nesta quinta-feira (10) a proposta foi apresentada no Fórum de Desenvolvimento de Londrina, durante reunião na sede da Associação Médica de Londrina.

No próximo dia 16 será a vez dos moradores dos bairros do entorno da UEL. O local da reunião, bem como o horário, será definido por consenso pelos representantes das associações de moradores do Jardim Colúmbia, Parque Universidade I e II, Maracanã e João Turquino, Jardim Olímpico, Avelino Vieira e Sabará III.


Os próximos encontros externos serão no dia 24 deste mês, na Câmara de Vereadores de Londrina e com empresários ligados à Associação Comercial, em data ainda a ser definida.


No mês passado o reitor Wilmar Marçal visitou pelo menos três clubes de Rotary e ainda a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde expôs as propostas elencadas no estudo assinado pelo chefe da Divisão de Segurança, professor Pedro Marcondes. Entre os inúmeros itens apresentados está a necessidade de maior integração do trabalho dos seguranças da UEL e maior consciência da comunidade universitária. Dois pontos tem causado maior polêmica. A necessidade de cercamento de parte do Campus e a possibilidade das polícias atuarem em ocorrências graves, quando solicitadas.


Segundo o professor Wilmar Marçal estes debates são importantes para dar um caráter democrático para o plano. "Tenho atendido às solicitações de todos os representantes da sociedade organizada. Os problemas da UEL também pertencem à sociedade, que é quem, na verdade, sustenta o ensino público superior", afirmou o reitor.

No próximo dia 30 de maio a comunidade interna e externa da UEL poderá participar de uma audiência pública sobre plano de segurança. O debate foi definido pelo Conselho de Administração, após reivindicação do movimento estudantil, para que todas as categorias fossem ouvidas a respeito da proposta. A audiência será no próximo dia 30, a partir das 19 horas, no Ginásio João Santana (no Campus). As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social da UEL.


Continue lendo