Londrina

Toma posse novo Conselho da Comunidade Negra

17 jan 2003 às 14:37

A nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Apoio à Comunidade Negra de Londrina tomou posse nesta sexta-feira. Na passagem da presidência para Vilma Santos de Oliveira – Yá Mukumbi –, Edmundo Silva Novaes ressaltou as conquistas do período em que esteve à frente do conselho, desde novembro de 99. "Realizamos a conferência para os afro-descendentes, as semanas ‘Zumbi dos Palmares’, participamos da Marcha 500 anos Brasil, do seminário de políticas afirmativas, da campanha ‘Contrate um Profissional Negro’, sempre pensando em políticas para a inserção do negro na comunidade", disse Novaes.

A nova presidente do conselho, indicada pela comunidade, disse que sempre foi atuante na luta pela não discriminação do negro e não almejava esse cargo. "Acredito que o apoio que recebemos não é por conta da lei que estabelece a igualdade dos negros, mas pela consciência que as pessoas têm da questão", disse. E acrescentou que a atuação da comunidade acaba sendo limitada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "Esse é o único conselho que não tem uma secretaria e não é possível criar uma, falta representação política dentro do município", salientou Vilma de Oliveira.


Dejair Dionísio assume como vice-presidente; Maria Lucilda Santos como 1ª secretária; Maria Clarice Nunes como 2ª secretária; Jorge Correia Santos será o 1º tesoureiro e Luíz Antonio Silva o 2º tesoureiro.

Esta será a segunda direção do conselho que foi criado por lei em 96, mas só foi formado em novembro de 1999. Além da diretoria, que terá gestão de três anos, o conselho é formado por 12 conselheiros. Eles são escolhidos a cada dois anos, durante a Conferência Municipal da Comunidade Negra – a segunda edição acontece este ano. Os 12 conselheiros representam seis áreas - educação, assistência social, jurídica, cultura, religiosidade e saúde -, sendo seis titulares e seis suplentes.


Continue lendo