Até o final desta semana ou no começo da próxima, funcionários da prefeitura de Londrina devem começar a trocar todas as grelhas do Calçadão da Avenida Paraná, segundo prometeu o assessor executivo Agnaldo Rosa.
Segundo ele, as grelhas – que servem para o escoamento da água da chuva – já começaram a ser retiradas, porque parte do material será fundido novamente e utilizado na fabricação de novas grelhas. O serviço será feito numa serralheria do município, que faz outros produtos para a administração pública, como guarda-corpos.
"Todas as grelhas serão trocadas: todas elas. O prefeito entende isso como um serviço de manutenção mínimo que deve ser oferecido à população", afirmou Rosa em entrevista à Rádio Paiquerê AM. "Vamos começar a troca na esquina do Calçadão com a Rua Minas Gerais e subir até o final".
Recentemente, a prefeitura começou a fazer um teste substituindo as grelhas de ferro por concreto poroso, mas a ideia foi reprovada. O principal problema das grelhas é que elas acabam enferrujando e se quebrando, formando buracos nos quais os pedestres tropeçam, caem e se machucam.
Bancos
Segundo Agnaldo Rosa, os bancos danificados também serão substituídos por modelos exatamente iguais. Futuramente, a intenção é cuidar das floreiras: muitas são utilizadas por transeuntes como lixeiras e cinzeiros.