Londrina

Título brasileiro feminino de Sumô é de Londrina

24 jul 2006 às 17:25

Londrina conquistou o título brasileiro de Sumô na categoria feminino e a equipe masculina ficou em sexto lugar entre as 18 participantes do 52º Campeonato Brasileiro de Sumô, disputado neste final de semana (dias 22 e 23), em Araçatuba, interior de São Paulo. Os sumotoris, como são conhecidos os lutadores do esporte, do time da capital paulista ficaram com o título brasileiro entre os homens.

Garantiram o título para a equipe feminina londrinense, as conquistas individuais de Janaina Silva, Jaqueline Silva, Louise Cardoso, Sisneide de Paula e Amanda Midori, além dos seguintes resultados: 2º e 3º lugares, no individual juvenil, e no absoluto individual, acima de 120 kg; 3º lugar, no peso médio, e os três primeiros lugares no peso pesado.


Conforme o presidente da União Londrinense de Sumô (ULS), Cassiano Joaquim Gomes, conhecido como Tigrão, a cidade, que representou o Paraná na competição, foi a maior delegação representada por 45 sumotoris, de cinco academias de sumô da cidade (Tigre, Tradição, Tsunami, Força e Yama Sumô).

A equipe londrinense apresentou uma novidade que foi o atleta Brendom Guimarães, primeiro deficiente visual sumotori no mundo. "Não houve nenhum preparo especial e ele lutou contra um atleta normal", destacou Tigrão, que foi premiado como melhor técnico da competição nas equipes masculina e feminina. Outro destaque de Londrina no torneio, foi a participação do atleta Anderson Santana, na equipe brasileira que disputou o Torneio da Amizade, disputado contra o Japão, Paraguai e Argentina.


Continue lendo