Londrina

Temporal derruba árvores e volta a alagar avenida Dez de Dezembro

04 dez 2015 às 17:53

Voltou a chover forte em Londrina no final da tarde desta sexta-feira (4). Por volta das 17h30, o tempo fechou e rajadas de vento passaram pela cidade, associadas com chuva rápida e intensa. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, por volta das 18h15, as rajadas atingiram 62,6 km/h. A chuva também foi bastante expressiva: em apenas 15 minutos, choveu 32 mm. Os dados são da estação meteorológica do instituto, instalada na PR-445.

A avenida Dez de Dezembro inundou novamente. Nas imagens gravadas pelo leitor Gabriel Lins, é possível observar o alagamento próximo ao Parque Arthur Thomas. Veículos reduzem a velocidade para conseguir passar pelo local.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos duas árvores caíram em cima de carros no centro de Londrina, sendo uma no cruzamento entre a Jorge Velho e Senador Souza Naves. Uma idosa acamada, moradora do Jardim Jatobá, zona sul, precisou ser retirada pelos socorristas depois de ter a casa invadida pela água. Pelos menos outras seis residências também foram inundadas no mesmo bairro. A parede de uma delas, inclusive, caiu, ainda conforme o Corpo de Bombeiros. Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos


O leitor Elber Chagas também registrou a inundação na horta comunitária da rua Dirceu Bertolaccine, no Parque das Indústrias.



Na rua Águia Imperial, zona norte, o motorista de um carro perdeu o controle por causa da pista molhada e bateu contra um poste. Ele e o filho foram levados ao HZN. O condutor de um Fiesta ficou com o carro parado na Gleba Palhano depois de uma das rodas travar dentro de um buraco. A reportagem tenta contato com a Defesa Civil para obter o balanço dos danos.


Também houve queda de energia no centro que afetou o semáforo entre as ruas Professor João Candido e Alagoas. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estão no local realizando o monitoramento do tráfego.


RECORRÊNCIA


As instabilidades têm sido constantes na cidade e região nas últimas semanas. O último temporal, ocorrido no dia 23 de novembro, alagou avenidas principais e ruas da cidade, impossibilitando trânsito de veículos. Uma escola localizada no Jamile Dequech também ficou inundada e teve suas atividades suspensas por pelo menos dois dias. Seis dias antes, outra tempestade passou por Londrina, alagando as duas pistas da avenida Higienópolis. Naquele dia, vias expressas também tiveram o tráfego afetado pela chuva.

O mau tempo deve predominar no Norte e restante do estado também durante o fim de semana. Segundo o Simepar, um sistema de baixa pressão intensifica-se sobre o Oceano, na altura do Rio Grande do Sul, associado com o ingresso de umidade e calor desde o Norte do Brasil em direção ao Sul. Com o tempo abafado na maior parte das regiões do Paraná, os temporais ocorrem com mais facilidade.


Continue lendo