A SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com a Comissão dos SCFV, promove, na quinta-feira (11), o seminário “Inclusão e Diversidade Social”.
O intuito do evento é ajudar na Inclusão e atendimento adequado para as pessoas que frequentam os SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Será um momento de reflexões sobre a temática, bem como qualificar as equipes trabalhadoras e convidados da comunidade. Com isso, a intenção é que os presentes estejam cientes de suas responsabilidades em relação ao acolhimento e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
A iniciativa, dividida em duas partes, também busca proporcionar a compreensão acerca do que envolve o atendimento, manejos adequados e fluxos intersetoriais. Aos interessados, essa primeira etapa, aberta ao público em geral, está com inscrições abertas que podem ser realizadas através da plataforma Sympla.
Já a segunda parte, de acordo com a coordenadora do Conviver Marista, que integra a rede de SCFV, Aline Querino, irá ocorrer na sexta-feira, 12 de abril, sendo destinada apenas para educadores das unidades que ofertam o SCFV em Londrina.
Neste segundo encontro, a equipe da Educação Especial da SME (Secretaria Municipal de Educação) irá conduzir as atividades com os presentes.
O evento tem participação gratuita e será realizado, das 8h30 às 16h30, no Teatro Marista, localizado na rua Cristiano Machado, 240, Jardim Shangri-La, Londrina.
No evento os palestrantes irão compartilhar seus conhecimentos e experiências.
O seminário começa às 9h, com a palestra “Inclusão: Legislação e Cenário Atual, avanços e desafios”, ministrada pela pedagoga Alessandra Aranda Nicolau, que também irá mediar, às 10h30, a palestra “PCD (Pessoa com Deficiência) e transtornos de comportamentos: diagnóstico e prognóstico”.
Durante o seminário, também será realizada, às 13h, uma apresentação cultural a cargo dos educandos de percussão da Associação Guarda Mirim de Londrina atendidos pelo SCFV, seguido pela palestra “Saúde Mental na Infância e Juventude: O olhar para o Cuidado”, mediada, a partir das 14h, pelo psicólogo do CAPS Itinerante, Sérgio Kazuyoshi Fuji.
De acordo com a gerente de Garantia de Direitos Sócio-assistenciais à Criança, Adolescente e Juventude, da SMAS, Adriana Barrozo, o SCFV é um serviço da Política de Assistência Social que tem como um dos principais objetivos desenvolver com as crianças e adolescentes a convivência social, bem como fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
“Cada criança e adolescente tem suas especificidades. São histórias de vida diferentes, vivências de família e de território, além de seu jeito próprio de lidar com sua realidade e suas emoções. Então, compreender e desenvolver a capacidade de acolher esses diferentes perfis é fundamental para o desenvolvimento de uma proposta que atinja a todos, principalmente quando se trata de um serviço público. A forma de execução do trabalho, as atividades e rotinas das unidades devem estar adaptadas ao público atendido, por isso precisamos sempre nos qualificar, entendendo as necessidades de cada educando e para alcançá-lo na sua singularidade “, ressaltou.
Barrozo ainda conta que, por meio de um Termo de Colaboração com 13 Organizações da Sociedade Civil, a SMAS mantém o SCFV em 24 unidades descentralizadas, atendendo quase 5.000 crianças e adolescentes cabendo a equipe da Assistência Social o acompanhamento destas unidades, auxiliando, também, na organização dos espaços formativos.