Os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) confirmaram que vão entrar em greve a partir de terça-feira (12). O sindicato da categoria, Sindpar, havia marcado uma assembleia para a manhã desta segunda-feira (11), mas a discussão não ocorreu.
Em entrevista à CBN Londrina, o presidente do Sindpar, Ricardo Moura, acusou a diretoria do Iapar de interferir na assembleia. "Os servidores do Iapar decidiram pela greve a partir de amanhã, dia 12, na semana passada. No entanto, o sindicato convocou essa assembleia para rediscutir se haveria ou não a greve. Porém, a direção do Instituto interferiu na nossa assembleia. Os diretores do instituto estiveram aqui coagindo os servidores e coagindo também os estagiários. Isso prejudicou a assembleia então fica o que estava decidido desde a semana passada que é a greve", comentou.
A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial. De acordo com o presidente do Sindpar, desde 20015 o Iapar não reajusta o salário dos servidores. "Existe categoria que tem mais de 100% de defasagem, chegando ao ponto de um servidor público concursado receber menos que o piso mínimo regional", explicou Moura.
As negociações com o Governo do Estado já se arrastam há sete meses. A expectativa é de que todos os funcionários paralisem as atividades a partir de amanhã.
Na semana passada alguns servidores do Iapar ameaçaram interromper o fluxo de veículos da PR-445 como forma de protesto. De acordo com Moura, essa possibilidade seria discutida na assembleia desta segunda. Como não houve deliberação, a questão deverá ser revista nos próximos dias.
(Com informações da CBN Londrina)