Honraria ao jornalista foi concedida em 2021, mas, devido às restrições da pandemia, não foi possível entregar o certificado na época
O prefeito Marcelo Belinati entregou nesta sexta-feira (13) à tarde o título de Cidadão Honorário de Londrina ao jornalista Oswaldo Militão. A honraria foi concedida através da lei municipal 13199/2021, mas devido às restrições relativas à pandemia de Covid-19, não havia sido possível entregar o certificado à época da sanção da medida.
Nascido em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, o jornalista de 85 anos reside em Londrina desde 1956, quando mudou-se para a cidade para cursar o Ensino Médio. No mesmo ano, iniciou sua trajetória pelo jornalismo, tendo passado por diversos veículos impressos, de rádio e de televisão em quase sete décadas de carreira.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
Atualmente, trabalha na Folha de Londrina e no canal televisivo CNT, também editando a revista Spotlight. Destacou-se em diversos gêneros jornalísticos, como a cobertura esportiva e a coluna social. Foi casado por 55 anos com Ignêz Therezinha Goes Militão, falecida em 2023, com quem teve dois filhos, Xênia e Marcelo – seu parceiro no programa de TV “Militão & Militão”. Também tem três netos: Ana Carolina, Emanuel e Luiza.
Além da carreira jornalística, Militão formou-se na terceira turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, que depois seria incorporada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cumpriu dois mandatos como juiz classista da Justiça do Trabalho, foi presidente da Autarquia Municipal de Esportes, trabalhou no Instituto de Previdência do Estado e atuou na política, sendo eleito como suplente de vereador em 1988, com 1.500 votos.
PATRIMÔNIO
De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o jornalista é um patrimônio vivo da história londrinense. “Se alguém merece esse reconhecimento, é o Militão, que ajudou a consolidar a imprensa de Londrina e registrou fatos, eventos e personagens que marcaram a história da cidade. Para mim, é uma grande alegria poder entregar esse título a ele”, destacou.
Militão agradeceu ao prefeito e à Câmara Municipal pelo título, que definiu como um dos maiores diplomas que recebeu na vida. “É o reconhecimento pelo trabalho que fiz em Londrina, e é uma homenagem que todo mundo deseja porque mostra para a família que não passamos por aqui em vão. Eu vi a cidade crescer e tive a oportunidade de aprender muito e me desenvolver profissionalmente aqui. Fiz muitos amigos, pois Londrina é uma cidade que sempre recebeu a todos de braços abertos, e continua recebendo até hoje, e oferecendo muitas oportunidades”, afirmou.
Ao receber a honraria, o jornalista estava acompanhado de seu filho Marcelo, de sua nora Andréa e dos netos Ana Carolina, Emanuel e Luiza.
(Com informações do N.Com)