Após um minucioso processo investigativo e de fiscalização, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) notificou uma indústria de rações localizada na região sul, por crimes contra o meio ambiente. A autuação estabeleceu como multa a quantia de R$200 mil. Com a decisão, a expectativa é que a empresa corrija as várias anormalidades identificadas pela equipe da SEMA, eliminando a poluição ambiental que causava mau cheiro em diversos bairros da região.
Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a notificação ocorreu na semana retrasada, e foi aberto prazo para que a fábrica entrasse com pedido de recurso. "Uma comissão composta por servidores da SEMA analisou esse recurso, tendo como base a lei federal de Crimes Ambientais, e optou pela autuação, que ratifiquei", afirmou.
Pereira lembrou que, anteriormente, essa mesma empresa já havia sido multada em R$100 mil pelo mesmo motivo. Por isso, com a reincidência, o valor da multa foi dobrado. "A autuação dessa indústria, localizada nas margens da PR-445, iniciou nas denúncias feitas pelos moradores da região, prejudicados pelo mau cheiro provocado pela empresa. Assim, demos início a um procedimento investigatório em busca de documentos, somado à fiscalização na região, para identificar os possíveis causadores desse problema", detalhou.
O secretário do Ambiente ressaltou que foram observadas diversas irregularidades na empresa. "A partir de agora, a SEMA inicia um acompanhamento muito próximo dos procedimentos dessa empresa. Foram estabelecidos prazos que variam de 7 a 30 dias para regularização dos diversos problemas identificados, como nos filtros, e falhas no sistema de filtragem já denotam um comprometimento do plano de controle ambiental. Esses problemas, somados às condições climáticas que dificultavam a dissipação dos odores, permitiam que o mau cheiro atingisse uma área maior de influência", citou.
Denúncias - Para coibir este e outros crimes ambientais, a SEMA disponibiliza a Gerência de Fiscalização, para que a comunidade faça denúncias. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. As denúncias podem ser registradas pessoalmente na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza; através do e-mail fiscalizacao.sema@londrina.pr.gov.br , e também pelos telefones 3372-4770 ou 3372-4771.
"A população pode continuar a ser um dos nossos mais importantes parceiros. Quando problemas como esse acontecerem, podem procurar a SEMA para nos informar, pois iremos investigar em prol da melhoria do ambiente como um todo", frisou Pereira.
Para denúncias de maus tratos a animais, há também a opção de registrar denúncia via WhatsApp, pelo telefone (43) 99994-8677. Essas denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, mas o retorno será realizado no horário de funcionamento da gerência. As mensagens devem ser encaminhadas por escrito, sem áudio, e podem ser complementadas de fotos ou vídeos.