A segunda edição do Plantão do IPTU 2021, que aconteceu no último sábado (20), atendeu um total de 275 pessoas, que compareceram à Praça de Atendimento da Fazenda para tratar de assuntos relacionados ao tributo municipal. Dentre as demandas resolvidas, 125 tiveram como foco a requisição da isenção do imposto e 99 a emissão da segunda via do boleto ou o parcelamento do valor devido. Também houve 51 solicitações relativas à prestação de informações gerais, alteração de cadastro ou agendamentos diversos.
Realizados das 8h às 15h, mediante agendamento prévio, os atendimentos obedeceram a todas as orientações de saúde e segurança voltadas à prevenção da transmissão do novo coronavírus. Além do uso obrigatório de máscaras de proteção, a ação incluiu regras de distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel para os presentes. No total, 15 servidores da Secretaria Municipal de Fazenda participaram diretamente da iniciativa.
Segundo o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, o plantão cumpriu o objetivo de facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços ofertados pela Prefeitura de Londrina. "Assim como o plantão anterior, promovido no dia 6 de fevereiro, essa edição contemplou um grande número de pessoas que não têm acesso à internet ou apresentavam dificuldades para utilizar os meios digitais. Para nós, é uma satisfação poder aproximar a administração municipal da população e ajudar os cidadãos londrinenses a resolver suas pendências”, disse.
Balanço – No total, 248.151 carnês impressos do IPTU 2021 foram enviados pelo correio aos contribuintes londrinenses. Divididos em duas remessas, os boletos tiveram vencimento em 27 de janeiro ou 12 de fevereiro.
Até o momento, a Prefeitura de Londrina negociou um total de R$ 204.341.668,02 referentes ao tributo, dos quais R$ 181.315.480,12 já foram arrecadados. 114.915 pessoas optaram por quitar o IPTU à vista – obtendo descontos progressivos que vão de 10% a 13% do valor devido – e 178.419 cidadãos decidiram parcelar o pagamento em até 11 vezes.