Londrina

Saúde monta cenário no Calçadão para educar sobre prevenção à dengue

12 set 2017 às 10:51

Com a proximidade do verão, a Coordenação de Controle de Endemias da Prefeitura de Londrina montou no Calçadão um esquema de conscientização sobre a importância do controle do mosquito Aedes aegypti. O "Dia D de Combate ao Aedes" segue até as 13h desta terça-feira, com apoio de vários órgãos públicos.

A tenda montada para orientação dos pedestres sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika tem diversos materiais que simbolizam os criadouros do mosquito, como carcaças de carros, lixos, pneus,
eletrodomésticos "linha branca", como geladeiras velhas, e sacos de lixo, entre outros.


"É uma maneira lúdica de chamar a atenção da população e informar que os criadouros não estão apenas no lixo doméstico, e sim em qualquer material que possa acumular água", afirma a educadora em Endemias da Saúde, Lucimara Vasconcelos. Ela destacou ainda a necessidade das pessoas observarem constantemente seus quintais, pelo menos a cada dois dias, e cobrirem os objetos expostos, que podem acumular água.


Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde


A população recebe orientações sobre as doenças provocadas pelo mosquito e como evitar a proliferação do inseto. Também foram levados caixões, para demonstrar ao público que a dengue pode levar à morte, nos casos mais graves, a maquete, do quintal certo e o errado, e o larvário, com as fases do mosquito.

Também são distribuídos panfletos, com orientações, para a população e comerciantes do entorno. A mobilização conta com a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Tiro de Guerra de Londrina, Associação dos Estudantes, Sindicato dos Aposentados e representante do Jardim Leonor.


Continue lendo