A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) presta contas em audiência pública nesta quarta-feira (12) a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores de Londrina. O debate pretende reunir diretores da estatal e consumidores que há mais de quatro décadas usam os serviços de água e tratamento de esgoto oferecidos pela empresa. Organizada pela Comissão Especial de Saneamento do Legislativo, o evento contará com a presença do presidente da empresa Mounir Chaowiche e será uma oportunidade para que a população possa demonstrar o grau de satisfação com os serviços executados na cidade.
A concessão dos serviços à Sanepar foi feita em 1973 e vigorou pelo período de 30 anos, até 2003. Desde 2004 as atividades da empresa são mantidas em Londrina por meio de contratos precários."O debate com a população é agora ainda mais importante," avalia o presidente da Comissão de Saneamento do Legislativo, vereador Jamil Janene (PP), referindo-se à divulgação na última quinta-feira pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) da possibilidade de assinatura de um novo contrato com a Sanepar, novamente por 30 anos, sob novas condições que ofereçam vantagens efetivas ao Município. As outras opções seriam a licitação e a municipalização do serviços.
Satisfação com os serviços
"A Câmara ainda não analisou todos os caminhos possíveis, mas em qualquer situação é muito importante saber o que pensa a população sobre os atuais serviços de água e esgoto. A audiência vai oferecer esta possibilidade", disse Jamil Janene que divide o trabalho na Comissão de Saneamento com Vilson Bittencourt (PSL) e Gaúcho Tamarrado (PDT).
Já Bittencourt (PSL), relator do grupo, disse que é grande a expectativa em relação a audiência pública, uma vez que a empresa deverá apresentar um balanço das atividades de tantos anos na cidade, com muita transparência. " No dia a dia a gente não conhece tudo o que envolve a água em nossa torneira. Quero conhecer melhor esta realidade e saber o que pensam os usuários sobre os serviços da Sanepar, opiniões que poderão ser condicionantes de novos contratos", avalia Bittencourt.
Da mesma opinião também compartilha Gaúcho Tamarrado lembrando que esta é a primeira vez que a Sanepar realiza uma prestação de contas para toda a comunidade. "Isso é o mais importante. Em mais de 40 anos de serviços, é a primeira vez que a Sanepar, a convite da Câmara, toma esta atitude. Queremos saber o que eles têm pra falar e principalmente vamos ouvir a comunidade", disse o vereador.
Com início previsto para as 19 horas na sala de sessões do Legislativo, os interessados em participar da audiência serão recepcionados a partir das 18 horas. Durante o evento, inicialmente a equipe da Sanepar fará a prestação de contas dos serviços oferecidos à população e na sequência será aberto o período para pronunciamentos da comunidade. Todas as propostas e manifestações serão reunidas num relatório da Comissão Especial de Saneamento e deverão nortear as próximas ações dos parlamentares. A audiência será transmitida online por meio do site www.cml.pr.gov.br.