Londrina

Rodoviária espera 50 mil passageiros até o Ano Novo

29 dez 2017 às 15:30

Cinquenta mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) até o feriado de Ano Novo, comemorado na próxima segunda-feira (1º). Para atender a demanda, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), administradora do local, estima que cerca de 300 ônibus extras sejam utilizados até terça-feira (2). Passado o Natal (25), a movimentação na rodoviária voltou a aumentar na noite de quinta-feira (28), quando 70 coletivos adicionais foram necessários. Para esta sexta-feira (29), a expectativa é o acréscimo de pelo menos 100 carros.

Segundo o superintendente do TRL, Sandro Neves, os destinos mais procurados para a virada do ano são as praias do litoral do Paraná e de Santa Catarina. "Ao contrário do final de semana passado, quando as partidas eram, em sua maioria, para São Paulo, Curitiba e cidades do interior do Estado, dessa vez os viajantes têm seguido mais para os municípios litorâneos".


Neves explicou que, desde ontem, o fluxo de pessoas na rodoviária tem sido intenso. De acordo com ele, os horários de movimentação ainda maior têm sido registrados entre às 20h e 1h, período em que ocorrem mais embarques. Já os desembarques lotam o saguão do local no intervalo das 5h às 8h.


Para facilitar os deslocamentos de quem passa pelo TRL, agentes da CMTU estão encarregados do monitoramento, fiscalização e controle do trânsito nas imediações durante os horários de pico. Já a segurança dos passageiros e demais usuários está sob os cuidados da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Militar (PM), que reforçaram o patrulhamento no interior do terminal.


Balanço – O superintendente contou que, entre os dias 21 e 23 de dezembro, aproximadamente 60 mil passageiros circularam pela rodoviária em operações de embarque, desembarque, trânsito e turismo. Para tanto, quase 300 ônibus extras foram disponibilizados. Por conta do grande movimento algumas linhas tiveram atrasos, a maioria envolvendo coletivos vindos das capitais paulista e paranaense.


Os passageiros que se sentirem prejudicados por eventuais demoras podem buscar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que mantém escritório no TRL, para formalizar a queixa. A agência é responsável por fiscalizar as linhas regulares e de turismo, orientando os usuários quanto a direitos e deveres. O atendimento funciona nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Dicas


Para evitar transtornos, a CMTU recomenda a compra antecipada das passagens. A companhia também orienta aos passageiros que cheguem com antecedência para os embarques, sobretudo por causa do trânsito pesado nas imediações.


Na hora de entrar nos ônibus, é importante ter em mãos os documentos pessoais, de preferência com foto. Isso vale também para crianças acompanhadas dos pais. Para as menores de 12 anos que forem viajar sozinhas, é necessário uma autorização especial emitida junto ao Fórum, na Vara da Infância e Juventude.

Identificar as bagagens, mantê-las por perto ou deixá-las no setor de guarda-volumes quando necessário pode ajudar a evitar furtos e extravios. Para informações sobre itinerários e números de telefone das empresas de transporte, o passageiro pode acessar o site do TRL ou ligar para o (43) 3372-1800.


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