Quando os postinhos de iluminação do entorno da Praça Primeiro de Maio e dos Correios, no Centro de Londrina, foram retirados, não se imaginava que, além da iluminação precária, um outro problema seria enfrentado por quem passa por essas vias – Rua Piauí, Avenida Rio de Janeiro, Rua Maestro Egídio do Amaral e Rua Senador Souza Naves. É que, na retirada dos postes, grandes parafusos ficaram para atrás e se tornaram um risco à população, dada à evidente saliência. Do ponto de vista da trabalhadora Anita Goulart, moradora da Vila Nova, o risco é um fato. "Ainda mais para pessoas como eu, que não têm o costume de passar aqui com frequência. Muito perigoso mesmo", reflete.
A sequência de parafusos chamou a atenção do profissional de serviços gerais Olívio Barreto. Após concluir um trabalho em uma empresa na Souza Naves, tomou a iniciativa de rebaixar alguns parafusos e reduzir o risco para quem está a caminho de um passeio ou do trabalho e pode se acidentar. De acordo com a empresa que o contratou, ele tomou a iniciativa pois ficou impressionado com o desleixo em um local onde passam muitos idosos diariamente, pois há serviços de saúde, óticas e muitas farmácias nas proximidades. A reportagem também informou à gerencia de iluminação da Prefeitura de Londrina sobre o fato de a Praça Primeiro de Maio estar no escuro desde 17 de dezembro de 2017, conforme protocolo 100.305/14.
Resposta
De acordo com o gerente de Iluminação Pública da prefeitura, engenheiro Fábio Prado, a retirada dos postes de iluminação ornamental foi realizada pela Sercomtel Iluminação, em comum acordo com as secretarias municipais de Obras e Cultura. "Os postes ali instalados eram constantemente vandalizados, além de problemas de furtos de cabos e outros componentes da iluminação, devido às suas características. Desta forma, a Sercomtel substituiu a iluminação viária das ruas do entorno por lâmpadas de maior potência, para compensar a perda com a retirada. Não tinha conhecimento que os superpostes estão apagados, encaminhei o pedido de manutenção dos mesmos e de retirada de parafusos remanescentes ao responsável pela Sercomtel Iluminação", afirmou. Sobre a revitalização da praça, a gerência não passou informações.