Em apenas oito dias, as chuvas em novembro já atingiram 81% da média histórica em Londrina. De acordo com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a media histórica de chuvas no município para o mês é de 161 milímetros. Até esta sexta-feira (8), 131 mm foram registrados.
A expectativa, explicou o instituto, é de que até o fim do mês a média seja superada. Segundo a previsão, as chuvas devem dar uma trégua na próxima semana e só retornar no dia 18 de novembro. A semana do feriado de Consciência Negra promete ser uma das mais chuvosas do ano, alcançando até 100 mm, de acordo com o Simepar.
Leia mais:
Câmara de Londrina aprova 'entretenimento limitado' e prazo para carroças
Londrina recebe cinco novas ambulâncias de suporte básico
Belinati solicita urgência em análise de veto ao parcelamento na Câmara de Londrina
Idosa morre ao ser atropelada por ônibus na zona Norte de Londrina
Mesmo que haja essa espera de que novembro supere a média histórica, o IDR esclareceu que não há como fazer uma análise precisa para o mês completo devido às constantes mudanças.
Mês mais chuvoso do ano
Fevereiro foi o mês mais chuvoso de 2024 até o momento. A média histórica para o mês do Carnaval em Londrina é de 183 mm. Neste ano, os pluviômetros registraram 276 mm, superando 50,8% a quantidade esperada.
Abril também foi destaque com chuvas acima do aguardado. A média histórica para o mês é de 104 mm, mas em 2024 choveu 127 mm.
Em compensação, os meses de maio e junho ficaram abaixo da média. Em maio, Londrina registrou apenas 56 mm de chuva, enquanto a média histórica é de 113,5 mm. Em junho, a situação foi ainda mais crítica, com apenas 0,2 mm de chuva registrado e média histórica de 93 mm.