Londrina

Reforma do Calçadão deve ficar para o próximo ano

08 ago 2012 às 14:54

A execução da quarta etapa da reforma do Calçadão, no centro de Londrina, deve ficar para 2013. Por duas vezes, a licitação foi declarada deserta, já que nenhuma empresa apresentou proposta para realizar a obra no trecho entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, além dos acessos à Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira).

A informação não foi confirmada pelo novo secretário de Gestão Pública, Denilson Novaes, no entanto, os prazos para republicar o edital, a defasagem no orçamento da obra, o contingenciamento no cofre da prefeitura e o comércio na área central durante o final do ano podem inviabilizar a continuidade da reforma em 2012.


Novaes praticamente descartou a possibilidade de dispensa de licitação para contratação direta, apesar do respaldo jurídico com a falta de interessados no certame por duas vezes. "Vamos evitar o máximo. Dispensa de licitação só em último caso", garantiu. "Ainda iremos verificar o prazo para avaliar se é possível republicar o edital", adiantou o secretário, que assumiu a pasta nesta quarta-feira (8).


De acordo com o edital de licitação, a empresa vencedora receberia R$ 500 mil pela reforma do trecho, que inclui troca do piso, nova iluminação, mobiliários e readequação de acessibilidade. "Com o auxílio da Secretaria de Obras, vamos analisar se o orçamento não está defasado, o que pode justificar a ausência das propostas por parte das empresas. Além disso, a Gestão Pública também precisa verificar se o Município terá recurso para a obra", avaliou.

Novaes ainda lembrou que a chegada do fim de ano pode prorrogar a execução da obra no trecho por causa do comércio na região. "É preciso analisar se a reforma é viável neste ano. Será que vai ser bom para a cidade?", questionou.


Continue lendo