A Secretaria Municipal de Obras iniciou a reforma da praça Sete de Setembro (centro de Londrina). Funcionários do próprio município foram designados para o local nesta segunda-feira (18), onde começaram a fazer a remoção de pisos irregulares e a reforma de alguns pontos dentro das normas de acessibilidade. O secretário de Obras, Sandro Nóbrega, explicou, entretanto, que a reforma não contempla o módulo localizado dentro da praça.
O prédio foi usado como lanchonete e banca de revistas até 2010, quando o então prefeito Barbosa Neto (PDT) determinou a desativação de todos os quiosques do município. Grande parte dos espaços também foi demolida. O módulo da Praça Sete de Setembro, por sua vez, continuou em pé. "Temos a informação de que o prédio foi requerido pela Assistência Social, pela Sercomtel e pela própria Guarda Municipal. Enquanto a situação é analisada, o módulo continua fechado", disse Nóbrega.
A praça vai receber novo piso petit-pavet, um passeio público, rampas e piso tátil (respeitando as normas de acessibilidade), retirada de algumas árvores e plantas nocivas e limpeza constante. "Nós também fizemos a remoção de uma grande colmeia que estava instalada na estátua da praça. Os insetos estavam incomodando os pedestres que passavam pelo local e fazendo com que ele deixasse de ser frequentado", completou o secretário de Obras.
Pelo menos oito servidores municipais trabalham na reforma. Devem ser gastos cerca de R$ 15 mil no procedimento, com a compra de material e pagamento da mão de obra.