Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não caia!

Professor da UEL alerta para fraudes na internet em tempos de pandemia

Agência UEL de Notícias
02 abr 2020 às 11:55
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"São crimes [na internet] que estão sendo executados que se assemelham a coisas que são feitas normalmente, mas agora estão usando o tema coronavírus para explorar o medo e a ansiedade em relação à pandemia de Covid-19". O alerta é do professor Bruno Bogaz Zarpelão, professor do departamento de Computação da UEL (Universidade Estadual de Londrina), sobre os crimes na internet em tempos de isolamento social.

O professor realizou um levantamento sobre os ataques na internet nas últimas semanas e identificou alguns tipos que atingem dois públicos: quem atua em teletrabalho e os usuários em geral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre os trabalhadores em atuação domiciliar, Zarpelão afirma que os ataques simulam o ambiente da empresa. Na corporação, há sistemas de segurança (antivírus) que impedem esse tipo de fraude.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Será nesta sexta

Londrina: Sema volta atrás e espetáculo da Paixão de Cristo permanece no CSU

Imagem de destaque
Entre 28 a 31 de março

Cerca de 10 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Londrina no feriado da Páscoa

Imagem de destaque
Cerimônia será as 10h

Celebrando 40 anos, Osuel ganha homenagem da Alep nesta quinta em Londrina


Um método comum para o teletrabalho é a ferramenta colaborativa na qual os funcionários de uma empresa ou setor estão conectados. O professor cita o Google Docs, Microsoft e o WhatsApp. Entre os ataques identificados estão correspondências eletrônicas (e-mails) que fingem ser de algum superior, solicitando ao funcionário acessar links e formulários. Ao fazer isso, o sistema faz o download de softwares maliciosos, sem o usuário perceber, que sequestram dados da máquina. "Esse é um tipo bem específico de ataque que está ocorrendo", explica. Geralmente, os ataques simulam a identidade visual da empresa.

Publicidade


O professor aconselha os trabalhadores em home office nunca usar redes públicas para acessar sistemas da empresa, porque a vulnerabilidade é grande. Para resolver problemas desse tipo, o professor lembra que a empresa deve dotar seus funcionários de equipamentos e sistemas, realizando treinamento.


Com a emergência causada pela pandemia mundial de Covid-19 e a disseminação do coronavírus, levando à quarentena, a maioria das empresas e trabalhadores não teve tempo para realizar esse processo.

Publicidade


Por isso, Zarpelão sugere que o trabalhador em home office melhore o desempenho de sua máquina com a ajuda de técnicos do setor de informática da empresa ou amigo especialista; não fazer download de arquivos ou softwares; não dividir senhas, não compartilhar equipamento em casa, principalmente, com crianças que podem baixar softwares suspeitos; e - sempre - confirmar nos grupos de trabalho se foram enviados links, sites e formulários, antes de abri-los.


Usuários

Publicidade


Já o tipo de ataque mais comum com os usuários em geral refere-se a oferecimento de cupons, descontos e outras vantagens, atraindo a atenção das pessoas. O professor cita casos envolvendo, recentemente, empresas como Netflix, Ifood e Ambev.


Nessa modalidade, os farsantes enviam links, formulários e - ao clicar - o usuário está suscetível a ter seus dados e contas sequestradas. O mesmo ocorre com a simulação de pedido de doação em nome de organismos internacionais como Unicef. Para evitar ser alvo desses golpes, é importante - segundo o professor - acessar os canais oficiais dessas instituições.


Outro tipo comum de golpe é o registro de sites com domínios que usam na sua composição expressões como corona, coronavírus, pandemia, Covid-19. Como explica o professor, muitos criminosos fazem o registro para se aproveitar de situações como a que se vive atualmente. A partir dos sites de busca, esses endereços são encontrados e ao acessar o usuário pode ficar vulnerável a golpes e instalação, sem saber, de softwares maliciosos em sua máquina. O ideal é procurar informações oficiais em sites conhecidos da imprensa e de órgãos governamentais.

Zarpelão dá outras dicas para evitar esse tipo de golpe. Primeiro, sugere desconfiar sempre: "Não acredite na mensagem imediatamente só porque veio de um perfil conhecido. Use outro canal para confirmar se a pessoa enviou mesmo aquela mensagem. Se você recebeu um link por e-mail". Outra dica é desconfiar de mensagens em que o remetente pede urgência, agilidade ou faça ameaças e indica um link. De acordo com ele, o ideal é não clicar nesse tipo de mensagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade