Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cidade colorida

Florada dos ipês em Londrina vira atração 'instagramável' para moradores

Maria Tereza Nascimento - Estagiária da Folha de Londrina*
06 set 2024 às 08:45
- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na semana em que o cinza pálido, resultado das queimadas que assolam o país, toma conta do céu de Londrina, a florada dos ipês proporciona um belo contraponto que chama a atenção de quem passa pelo centro e pelos bairros. 


As árvores, principalmente as de flores brancas e amarelas, - que florescem nesta época do ano - colorem a cidade. Ao final da floração, ruas e calçadas ficam tomadas pelos tapetes coloridos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Weliton José da Silva, professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL (Universidade Estadual de Londrina), além de biólogo e botânico, algumas espécies de ipês podem viver até 100 anos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Foi encaminhado ao HU

Fusca bate em mureta que divide pista e deixa motorista de 18 anos ferido em Londrina

Imagem de destaque
Motorista fugiu

Pedestre que caminhava na lateral de rodovia fica gravemente ferido após ser atropelado em Londrina

Imagem de destaque
Neste sábado

Dia da Sergipe movimenta o centro de Londrina com serviços e entretenimento

Imagem de destaque
A partir de 15 de novembro

Decoração de Natal será instalada em 35 pontos de Londrina


“Eles são altamente adaptáveis ao ambiente urbano, bastante resistentes à poluição e tolerantes a condições adversas de solo e clima, como períodos de seca. Essas características fazem dos ipês uma excelente escolha para arborização urbana, devido à sua resistência e beleza ornamental”, explica.

Publicidade


Para os moradores que passeiam pelo centro da cidade, a percepção da quantidade de ipês é maior ainda. “Acho muito gostoso passar embaixo dos ipês e ver as flores desabrocharem, ainda mais quando estão brancas”, expressa o tatuador Kioche Matsui. 


Para ele, os ipês servem até como artifício para fazer postagens nos stories e interagir com alguns dos clientes. “Sempre que passo por perto, tiro foto das flores e posto com uma mensagem de 'bom dia'". 

Publicidade


Além da beleza exuberante, o tatuador acredita que a árvore é muito significativa para o centro de Londrina, marcando as paisagens e ajudando na sombra quando está muito calor. 


Junto com ele, sentado no banco da Concha Acústica e observando os ipês, está Danilo Zapata, um amigo que também é tatuador. Ele complementa dizendo que vê o ipê como uma árvore histórica e muito importante para Londrina. “Às vezes observo o sol nascendo e ele combina muito com o ipê, principalmente o branco”, comenta.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Florada dos ipês vira atração 'instagramável' em Londrina
Descubra a beleza dos ipês amarelo e branco em Londrina, suas características e importância ecológica na cidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade