Londrina

Prefeitura 'troca' moledo por porco em Londrina

30 mar 2012 às 18:29

Elton Isidoro é morador do distrito de Lerroville, na zona rural de Londrina, há décadas. Ele possui um sítio no local e sofre, anualmente, para escoar a safra gerada pela sua pequena produção. O problema está relacionado às condições precárias das estradas rurais que ligam Lerroville ao perímetro urbano londrinense. "Sem contar as crianças, que ficam sem aula nos dias de chuva", disse. "Quando chove, não tem transporte escolar. Os ônibus não conseguem vir buscar os alunos por causa da lama", completou.

Isidoro denunciou a grave situação aos vereadores, na quarta-feira (28), durante realização do programa "Câmara nos Bairros". Ele também falou sobre um possível esquema, que estaria sendo realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento nos distritos rurais.


O poder público só faz a manutenção de determinada estrada, segundo o produtor, mediante pagamento do 'aluguel' do maquinário. Ou seja, um serviço que, em tese, é público, estaria sendo cobrado dos moradores pela Prefeitura de Londrina. "Temos que pagar R$ 70 por 40 minutos de patrola", explicou, referindo-se ao equipamento utilizado na manutenção das estradas.


Quando o produtor não tem o dinheiro, conforme Isidoro, o pagamento pode ser feito de outras formas. "Em alguns casos, representantes da secretaria aceitam animais, como porcos e carneiros, em troca das melhorias. Ouvi falar que a prática é recorrente. Nunca participei por não ter nenhum tipo de criação em minha propriedade", afirmou.


O produtor preferiu não revelar os nomes dos responsáveis por cobrar pelo serviço público. "Não quero me envolver mais do que já estou envolvido. Sem contar que não sei o que pode acontecer comigo ou com a minha família...", declarou, referindo-se a possíveis represálias.


O vereador Joel Garcia (PP) enviou a denúncia feita por Isidoro para o Ministério Público. "A situação precisa ser investigada. Espero que o Elton e outros sitiantes do distrito sejam ouvidos e que os responsáveis pelo esquema sejam responsabilizados. Os distritos rurais de Londrina nunca foram tão desrespeitados", ressaltou.

A secretária de Agricultura, Marisol Chiesa, foi procurada pelo Bonde nesta sexta-feira (30), mas ela não atendeu às ligações.


Continue lendo