Os servidores municipais de Londrina voltam a cumprir carga horária semanal de 30 horas a partir desta quarta-feira (02/05). A mudança está prevista no decreto promulgado pelo prefeito Nedson Micheleti (PT) em 24 de abril. A jornada de 35 horas havia sido implantada em 1997 pelo ex-secretário municipal de Administração, Moysés Leônidas (hoje deputado estadual pelo PSB), durante a administração do ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido). O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) tenta receber na Justiça uma dívida de R$ 40 milhões pelas horas extras acumuladas nesse período.
Para o secretário de Administração, Rubens Menoli, o novo horário irá melhorar o atendimento ao público, já que a prefeitura ficará aberta das 8h30 às 17h30.
Até segunda-feira, o expediente de todos os servidores municipais era das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Na hora do almoço o contribuinte podia apenas efetuar o pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). Com a alteração, o expediente passa a ser das 7 às 18 horas. Segundo Menolli, dos oito mil servidores municipais, cerca de mil atendem diretamente o público. A redução na jornada não alterou o salário do servidor.