A Prefeitura de Londrina divulgou na última sexta-feira no início da tarde os gabaritos das provas do concurso para professores e advogados. As respostas estão disponíveis na página da prefeitura na internet.
A divulgação do gabarito seria feita na segunda-feira (27). No entanto, com a antecipação do recesso do Dia do Servidor (28 de outubro) para segunda, quando a prefeitura não teve expediente, a Secretaria de Gestão Pública decidiu divulgar o gabarito antecipadamente.
Na quarta-feira, a partir das 14h, a prefeitura divulga a lista de advogados classificados na primeira etapa do concurso. O resultado da provas para o cargo de professor vai estar disponível na internet a partir das 14h desta sexta-feira (dia 31).
Todos os candidatos classificados terão de passar por prova de títulos, cujos critérios são análise da experiência profissional, cursos realizados na área, mestrado, especialização e outros. Esta etapa do concurso ainda não tem data definida.
Os 50 primeiros classificados na prova objetiva, realizada no dia 19 de outubro, para o cargo de advogado terão a prova dissertativa corrigida. Os que obtiverem classificação acima da 50º posição estão automaticamente eliminados. "Os candidatos que empatarem com o 50º colocado também serão convidados a fazer a prova de títulos", explicou Cleusa Martins Guilhem Catai, gerente de Provimento e Avaliação de Pessoal da secretaria.
No caso dos candidatos a professores de 5ª a 8ª séries, que prestaram prova com 32 questões, o critério para classificação é de acerto de 50% da prova que vale 80 pontos. Já os candidatos a professores de 1ª a 4ª séries realizaram quatro provas com total de 40 questões e devem obter, no mínimo, 50% de acerto em cada uma delas.
Ao todo, o concurso oferece 124 vagas. São 90 vagas para professores de 1ª a 4ª séries, três para professores de Educação Física de 1ª a 4ª séries e duas para advogados; já para professores de 5ª a 8ª séries, as vagas são distribuídas de acordo com a área do conhecimento: três para Geografia, duas para Inglês, seis para Matemática, quatro para Educação Artística, duas para Ciências, quatro para História e quatro para Português.
Segundo dados da Secretaria de Gestão Pública, o concurso recebeu inicialmente 8.812 inscrições, das quais 8.062 foram homologadas. No dia da prova (19 de outubro), 1.613 pessoas não compareceram, o equivalente a 20% das inscrições homologadas. Quase 700 candidatos a professores de 1ª a 4ª séries faltaram na prova (16% das inscrições pagas para esta área).
O maior índice de desistência foi de 37,16% para o cargo de professor de Educação Física de 5ª a 8ª séries. Para as vagas de advogados, a ausência foi de 33% no período da manhã (quando foi realizada a prova objetiva) e 37% à tarde (período de realização da prova dissertativa).