O prefeito em exercício, Guto Bellusci, vai assinar nesta quarta-feira (7) a ordem de serviço para a reforma geral da Casa Abrigo Canto de Dália. A assinatura será no gabinete do prefeito. Também participará da cerimônia a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros.
O local, mantido em sigilo como medida de segurança, receberá melhorias em toda estrutura, principalmente no telhado. Os banheiros serão adaptados para as pessoas com deficiência, será feita a pintura geral da casa, reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, construída calçada com faixa tátil para acessibilidade e o piso danificado também será trocado. O valor total da obra é de R$ 85. 065,89 provenientes de recursos municipais. A construtora responsável será a N.S.A Construtora de Obras Ltda.
Segundo Sônia Medeiros, "é uma reforma grande, porque desde quando foi construída, há 9 anos, a casa não recebeu manutenção e foi se deteriorando com o tempo. Desde 2013, estamos trabalhando para conseguir o recurso financeiro para isso e ficamos muito felizes com essa conquista. É realmente uma alegria poder reformar a Casa Abrigo depois de tanta luta", disse.
A Casa Abrigo Canto de Dália é o local onde as vítimas de violência doméstica podem procurar abrigo juntamente com seus filhos. As mulheres e crianças podem permanecer na casa durante três meses, mas já houve casos em que ficaram até oito meses. Em 2014, 44 mulheres em situação de violência e risco de morte foram abrigadas, com seus filhos e filhas menores de idade, totalizando 63 crianças e adolescentes. No ano anterior, 2013, foram 38 mulheres e 56 crianças e adolescentes.
No local, as mulheres e crianças recebem acompanhamento médico, psicológico, de enfermagem, assistentes sociais, além de segurança feita pela Guarda Municipal. Há também equipes de trabalhos para cozinha, com nutricionista e serviços de limpeza.