A Prefeitura de Londrina abriu um procedimento administrativo na manhã desta quinta-feira (27) para investigar a denúncia do Ministério Público sobre o desvio de R$ 883.541,58 entre 2005 e 2011 em convênio firmado entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) chamada Instituto de Esporte e Cultura de Londrina (IECL) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
A informação foi confirmada pelo corregedor-geral do Município de Londrina, Alexandre Trannin, com base na denúncia do MP divulgada pela imprensa na quarta-feira (26).
Conforme a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o "grave esquema" era liderado por José Eugênio Zaninelli, que teria usado o cargo público municipal para facilitar o firmamento da parceria com a FEL. O MP confirmou a realização dos projetos, principalmente na área do atletismo, no entanto parte dos recursos públicos recebidos pela Oscip tiveram "desvio de função".
Trannin informou que Zaninelli é servidor público lotado na Secretaria de Educação, cedido para trabalhar na FEL. "Vamos realizar diligências junto com a Controladoria do Município e o Ministério Público. Além disso, estamos identificando outros denunciados para verificar se existe mais algum servidor municipal neste caso", acrescentou. Zaninelli ainda não se pronunciou sobre as acusações.