Cerca de 200 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Londrina no próximo domingo, Dia de Finados. A estimativa é da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).
A organização do trânsito e dos pontos de venda nas proximidades dos locais será realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Para a segurança dos visitantes, a Acesf já acionou as polícias Civil e Militar.
Segundo Wilson Battini, superintendente da Acesf, desde o início do mês de outubro os locais vêm sendo preparados para receber os visitantes no Dia de Finados.
Além de limpeza de sanitários e de borras de velas, os funcionários da prefeitura também realizaram varrição, poda de árvores e pintura dos muros dos cemitérios. Para evitar incêndios, a Acesf também recebeu 40 novos extintores.
Quanto à localização de sepulturas, a Acesf conta com sistema de informações digitalizado. "Quem se perder pode procurar nossos funcionários, que estarão todos uniformizados e com rádios ligados à central de informações", disse Battini, lembrando que os quatro computadores da Acesf contêm o registro de quase todas as sepulturas.
Cada um dos cemitérios de Londrina terá um altar em pontos estratégicos, para a realização de missa e cultos religiosos. Ao todo, são sete cemitérios municipais na área rural, cinco na área urbana e dois particulares (também na zona urbana).
Os cemitérios Padre Anchieta (rua Rudilo, região leste), Parque das Oliveiras (avenida do Café, região leste), São Paulo (avenida do Café, região leste), Jardim da Saudade (região norte), João XXIII (avenida da Saudade, região central) e São Pedro (rua Alagoas, região central) terão pontos de comércio durante o Dia de Finados.
Segundo Rosemeiri Suzuki Rosa Lima, diretora de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), 35% dos boxes oferecidos foram comercializados: das 540 vagas, 188 foram preenchidas. Cada espaço de dois metros quadrados foi comercializado a R$ 21,60.
O comércio iniciou o funcionamento nesta sexta e permanece nos cemitérios até o fim da tarde de domingo. De acordo com Rosemeiri, a maioria dos ambulantes está comercializando flores e velas.
Quanto à organização do trânsito, a diretora informou que as ruas não devem ser fechadas, lembrando que o local em que a CMTU prevê interdição de rua é no cemitério João XXIII.
No cemitério São Pedro, o comércio ambulante instalado na rua Alagoas não poderá funcionar no domingo de manhã, já que ocorre no local a feira ambulante. Os cemitérios de Londrina vão funcionar neste domingo das 7h às 18h.
Fonte: ACS