Londrina

Postes com energia solar são testados em Londrina

29 set 2010 às 17:25

Desde a última quinta-feira (23), a Prefeitura está testando postes de captação de energia solar para posterior implantação em outros pontos da cidade. São dois modelos diferentes, que foram cedidos gratuitamente por uma empresa para a fase de testes, um para calçada e outro para iluminação de áreas internas. Eles estão funcionando próximos às composteiras, e sendo monitorados por funcionários da Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Teodoro, o poste para iluminação externa tem mostrado desempenho satisfatório. "Ainda é uma novidade para nós. Mas foram feitos estudos e levantamentos pelas indústrias que apontam que Londrina, ao contrário de Curitiba, por exemplo, é um ponto privilegiado para instalação destes postes pela luminosidade e quantidade de dias de sol", apontou o secretário.

Segundo o secretário, a média da autonomia dos postes que funcionam com captação de energia solar é de quatro a cinco dias. O equipamento custa mais caro que os postes tradicionais. "Mas com o decorrer do tempo, o valor investido será recuperado, já que o município deixará de pagar pela utilização da energia elétrica", argumentou.


Continue lendo