Um mutirão foi organizado pela Polícia Civil de Londrina para diminuir o número de inquéritos que estão empilhados nos distritos policiais (DPs) do município. Segundo o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial (SDP), Jurandir Gonçalves André, o trabalho começou pelo 1º DP há 10 dias e todos os delegados estão envolvidos no processo, com exceção dos quatro operacionais da 10ª SDP que atuam em áreas específicas. Os seis distritos acumulam pelo menos três mil inquéritos.
Cada um dos 19 delegados recebe cinco inquéritos a cada 15 dias e precisam solucionar os casos nesse período. Dessa maneira, será possível eliminar quase 400 inquéritos por mês. André explicou que só serão envolvidos no mutirão os inquéritos de menor complexidade, como furto simples e receptação, mas que acabam emperrando o andamento dos distritos.
''O objetivo é dar maior rapidez na conclusão dos inquéritos e liberar as equipes dos distritos'', apontou André. Por isso, quando um delegado recebe um inquérito mais complicado, ele devolve para que a equipe do próprio distrito siga com as investigações e substitui por outro que pode ser resolvido num curto espaço de tempo. ''Dos cinco que eu peguei, eu devolvi três e já pedi mais oito'', exemplificou André.
O delegado-adjunto da 10ª SPD, Jorge Barbosa, disse que a maior parte dos inquéritos que estão com ele já foi resolvido. ''A punição para os culpados vem mais rápido'', salientou. André observou que os delegados estão sendo orientados para representar pelos pedidos de prisão preventiva quando necessário.
Para o delegado do 2º DP, Manuel Angelo Martins Pelisson, a idéia foi muito boa. ''Vai agilizar os procedimentos acumulados de cada um (distrito)'', justificou. O delegado do 3º DP, Marcelo Sakuma, afirmou que já concluiu os cinco inquéritos encaminhados para ele.