"As ações e operações da Polícia Militar, realizadas em parceria com outras forças policiais como a Polícia Civil, e a dedicação do efetivo, têm contribuído largamente para a redução da criminalidade, principalmente os homicídios em Londrina", é o que afirma o Comandante do 5° Batalhão, tenente-coronel Altevir Cieslak. A redução mais acentuada está no número de homicídios, que caiu 46% apenas nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo índice de 2010.
Os dados que apontam este índice são da Secretaria de Estado da Segurança Pública . Mas não é só o número de homicídios que diminuiu em Londrina. O número de óbitos no trânsito caiu 26% em relação a 2010, o que está, segundo Cieslak, dentro das metas traçadas pelo comando da unidade para a preservação da vida dos cidadãos no município. Ainda na área de abrangência do 5° Batalhão, houve diminuição do número de crimes contra o patrimônio (20% dos roubos e de 12% nos furtos).
Ainda no primeiro semestre, o trabalho intenso da Polícia Militar resultou na apreensão de 110 armas e 447 menores, além da prisão de 1.007 pessoas, o que significa aumento de 42%. "Este é o reflexo das diversas operações policiais de recobrimento implementadas, aliadas às ações cotidianas da PM", explicou Cieslak.
A apreensão de drogas na região também foi significativa, de acordo com o levantamento, ou seja, foram retirados do mercado 10.956 quilos de cocaína, 193 quilos de maconha e 90.725 pedras de crack.
MOTIVAÇÃO – Segundo o Comandante do 5° Batalhão, além da integração com outros órgãos policiais, alguns fatores contribuíram para a redução da criminalidade do município. "Além do próprio programa de governo que tem lutado para isso, criamos o programa ‘Pacto pela Vida’ e a ‘Operação Todos por Um’, ambas pertencentes ao plano de comando do 5º BPM, o qual está alinhavado estrategicamente com as diretrizes dos comandos Geral e Regional", concluiu.