Londrina terá quatro manifestações pró e contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) neste final de semana. Serão duas carreatas a favor dele e dois atos contra, no sábado (29) e domingo (30). A PM (Polícia Militar) acredita que os eventos transcorrerão de forma pacífica. O MPPR (Ministério Público do Paraná), por sua vez, expediu nesta sexta-feira (28) uma recomendação administrativa dirigida à governadora do Estado, Cida Borghetti (PP), com o objetivo de assegurar que as manifestações organizadas por grupos de mulheres previstas para ocorrerem em todo o Paraná amanhã sejam realizadas de forma pacífica.
Segundo a PM, em caso de eventos, a corporação deve ser informada por meio de ofício. Esse tipo de notificação não costuma ocorrer, porém, o setor de inteligência realiza o monitoramento e garante o policiamento. "Acredito que vão ser passeatas, manifestações pacíficas. A previsão é que sejam eventos ordeiros. Vai haver reforço policial, com aumento do efetivo não especificamente para esses eventos, mas para deixar as pessoas tranquilas com o trabalho preventivo. Se tiver um problema maior, outras equipes serão acionadas para ajudar", explica o major Edvaldo Vieira, subcomandante do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar).
O organizador da carreata a favor de Bolsonaro que acontece neste sábado, Ulisses Sabino, presidente estadual do PTC, "o delegado Francischini vai participar do evento e trazer a equipe própria de segurança". Cerca de 70 veículos já confirmaram presença no ato, mas não há como precisar o número total de participantes. "Teremos uma estrutura grande, com caminhões. A expectativa é muito boa, temos bastante aprovação", afirma.
A Ação Antifascita Londrina, que organiza a manifestação de domingo, informou que não fizeram pedido de segurança para a polícia.
Procurada, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), por meio da assessoria, informou que não irá se manifestar.
No documento do MPPR, que também é dirigido ao secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Cezar dos Reis, ao Comando-Geral da Polícia Militar coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima, o MPPR recomenda que os órgãos assegurem o direito à realização de manifestações públicas pacíficas nos locais definidos e acompanhem os atos, intervindo somente se necessário para garantir a segurança de seus participantes. Nos casos em que houver necessidade de atuação repressiva das polícias Civil e Militar, deverão ser observados os meios adequados e proporcionais de contenção, evitando-se o uso de qualquer espécie de armamento, salvo em caso de necessidade inafastável.
Além disso, os policiais civis e militares devem ser orientados para que, nas abordagens policiais – que só devem ocorrer se motivadas por critérios objetivos –, a revista seja realizada por agentes do mesmo gênero da pessoa abordada, sem qualquer tipo de tratamento vexatório ou discriminatório.
Outro item do documento recomenda que a atuação da imprensa durante a realização dos atos, bem como a captação de imagem e som por qualquer pessoa, não seja impedida, devendo as forças de segurança se abster de apreender equipamentos de áudio, foto e vídeo dos manifestantes.
Ao expedir a recomendação, assinada pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, o Ministério Público do Paraná destaca a previsão constitucional de livre manifestação do pensamento e a necessidade de não haver criminalização das manifestações populares, bem como de qualquer setor da sociedade civil que delas participam, sem prejuízo das individualizações e do empenho na apuração dos ilícitos penais eventualmente cometidos, seja por civis ou militares.
Confira a programação dos atos deste fim de semana:
Sábado (29)
*Carreata a favor de Bolsonaro - às 9h
Organizado pelo PTC
Concentração e saída do Autódromo Internacional Ayrton Senna;
Trajeto: Avenida Winston Churchill;
- Avenida Saul Elkind;
- Rodovia João Carlos Strass;
- Avenida Dez de Dezembro;
- Avenida Leste Oeste;
- Rua Sergipe;
- Avenida Higienópolis;
-Avenida Madre Leonia
- Encerramento em frente à barragem do Lago Igapó;
*Manifestação "Mulheres Unidas Contra o Fascismo" – às 10h
Concentração no Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, organizado pela 8M Londrina
Domingo (30)
*"Adesivaço" e carreata a favor de Bolsonaro – às 16h
Concentração e saída na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina;
- Avenida Dez de Dezembro;
- Avenida Saul Elkind;
- Avenida Francisco Gabriel Arruda;
- Avenida Rio Branco;
- Avenida Leste Oeste;
- Avenida Higienópolis;
- Avenida JK;
- Retorno para a praça Nishinomiya;
Organizado pelo PSL
*Manifestação "Todos Contra Bolso.na.ro! Londrina"
a partir das 16h, em frente a loja Pernambucanas, Calçadão
Organizado pela Ação Antifascista Londrina e Alternativa Popular Londrina
(Colaborou Mariana Sanches)