As sessões do Planetário de Londrina serão retomadas nesta segunda-feira (1º), dando sequência à programação especial de férias escolares. A reabertura foi definida nesta quarta (27) pela direção da unidade e pela Administração da UEL, um dia após a ação de vandalismo, ocorrida na manhã da última terça (26), que resultou no furto da rede elétrica e de equipamentos do sistema de ar-condicionado. Servidores da Prefeitura do Campus da UEL trabalharam nesta terça e quarta para recuperar a fiação e concluir a instalação do condensador do ar-condicionado.
LEIA TAMBÉM: Furto de fios: vandalismo suspende sessões de cinema no Planetário de Londrina
A partir desta quinta, a equipe do Planetário entrará em contato com as escolas que estavam agendadas para as sessões de programação de férias. As sessões deverão ser reagendadas para a próxima semana. O prefeito do Campus Universitário, Luiz Cláudio Buzeti, explicou que o trabalho de recuperação da rede e dos equipamentos foi realizado rapidamente na tentativa de comprometer o menos possível as atividades do Planetário direcionadas a estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Além de substituir os cabos, os servidores realizaram uma manutenção na rede para dificultar outras ações de furto e vandalismo.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Também foram instalados dispositivos de segurança (alarmes) nos equipamentos e na parte estrutural do prédio. A Prefeitura do Campus ainda providenciou câmeras de segurança. No próximo mês a Universidade deverá reforçar a vigilância na área do Planetário e do Museu Histórico de Londrina, no Centro, com a contratação de um agente de segurança para o período noturno. O objetivo é resguardar o patrimônio público da Universidade, evitando novas ações de vandalismo, prejuízos e interrupções de atividades.