Presente em diversos protestos Brasil afora, o "Pixuleco" será inflado em Londrina às 22h30 desta sexta-feira (15), na rotatória entre a avenida Ayrton Senna e a rua a Ernâni Lacerda de Athayde, na Gleba Palhano. O balão com a figura do ex-presidente Lula vestido de presidiário pertence ao nasruas e foi cedido ao Movimento Viva Londrina para a manifestação de hoje, cujo objetivo é convocar as pessoas para o evento que vai acompanhar, no próximo domingo (17), via telão instalado no anfiteatro do Zerão, a votação do impeachment de presidente Dilma Rousseff.
De acordo com o fundador do Viva Londrina, André Elias, o boneco ficará na cidade até as 01h30, quando será despachado para Brasília. "Conseguimos o 'Pixuleco' graças à amizade que tenho com a Carla Zambelli, líder do nasruas. Inicialmente, ele ficaria em Londrina até domingo, mas o governador do Distrito Federal liberou a utilização dos bonecos na manifestação de Brasília, também no domingo", explica. O organizador do protesto espera a presença de aproximadamente mil pessoas na noite desta sexta.
O custo para trazer o "Pixuleco" a Londrina - cerca de R$ 1,3 mil - foi bancado por empresários da cidade. Quando inflado, o boneco atinge oito metros de altura. Segundo Elias, o nasruas conta com quatro balões como este.
Matéria atualizada às 21h30