Londrina

Pioneiros comemoram 72 anos em Londrina

21 ago 2001 às 20:17

'Londrina! Cidade de braços abertos/A todos os filhos do nosso Brasil! E a todos aqueles de pátrias distantes.' Os primeiros versos do hino de Londrina foram cantados com emoção por cerca de 300 pioneiros, entre eles alguns trajando roupas características de 32 etnias de povos que colonizaram a cidade. A solenidade aconteceu hoje (21/08) no jardim do Museu Histórico, área central, para celebrar os 72 anos da chegada da primeira caravana da Companhia de Terras Norte do Paraná, marco da colonização do Norte Novo do Estado.
A data, conhecida como Dia do Pioneiro, é a principal homenagem anual aos senhores e senhoras com mais de 70 anos que escolheram Londrina para ganhar a vida na juventude e descansar na velhice. Pela primeira vez o evento (normalmente montado no campus da Universidade Estadual de Londrina) foi realizado no jardim do museu, que passou por remodelação de instalações e acervo.
Segundo cadastro organizados por entidades que pesquisam a história da colonização, ainda vivem 500 pioneiros que já estavam na cidade na década de 30.

* Leia mais em reportagem de Lúcio Flávio Moura na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira


Continue lendo