Londrina

Peixes do Igapó se alimentam de esgoto

06 jan 2008 às 16:36

A fartura de peixes é tanta no trecho do Lago Igapó 1 localizado nos fundos do Circo Funcart (Zona Sul de Londrina) que os muitos pescadores que disputam um lugar na margem conseguem fisgá-los até pela barriga.

Mas o que não se conhecia até sexta-feira era que o motivo de tamanha concentração em um único ponto é que os peixes estavam sendo atraídos pela grande quantidade de esgoto ''in natura'' que vinha pela galeria de água pluvial e caía diretamente no leito do lago.


Intrigado pela grande aglomeração de pescadores no local, já há pelo menos 60 dias, o assessor para Recursos Hídricos da Secretraria Municipal do Ambiente (Sema), João Batista de Souza, disse que foi alertado por um pescador de que o mistério poderia ter ligação com um possível vazamento de esgoto.


Neste sábado pela manhã, ele foi verificar um ponto de visita da galeria pluvial que desemboca no trecho e confirmou a suspeita. ''Ouvi um barulho de água corrente, levantei a tampa e vi. O problema é que a galeria é submersa, o esgoto in natura se dilui rapidamente e não dá para perceber a poluição do lago apenas olhando'', comentou o assessor. A grande quantidade de matéria orgânica, em vez de afugentar, acaba atraindo cardumes inteiros em busca de alimento fácil.


O assessor apontou que pelo trecho passa o emissário sul, maior tronco da rede de esgoto de Londrina, que faz a captação dos resíduos domésticos gerados por bairros de Cambé e das Zonas Oeste, Centro e Sul de Londrina. Todo o volume captado é levado para a Estação de Tratamento da Zona Sul.

>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina


Continue lendo