Uma pane no sistema de energia interna da Sercomtel, provocada por falhas no equipamento que abastece o sistema, deixou parte dos usuários da telefonia fixa e todos da móvel sem condições de utilizar seus aparelhos das 23h30 de anteontem até às 4 horas deste sábado, em Londrina.
Pelo menos 85 mil terminais fixos localizados na região central da cidade e os 70 mil celulares existentes no município foram atingidos pela pane. Alguns usuários reclamaram que durante a pane a campainha dos telefones permaneceu tocando aleatoriamente.
O diretor de engenharia e operações da Sercomtel, Hans Muller, explicou que durante toda madrugada técnicos da empresa trabalharam no sentido de reativar o sistema. Segundo ele, a primeira central de telefone fixo voltou a funcionar por volta da 1h30.
Logo após, os técnicos conseguiram normalizar a central de celulares. Já a segunda central só foi reativada por volta das 4 horas.
Hans esclareceu que o equipamento que apresentou falha passa por um serviço constante de manutenção, e que não havia nenhum indício de que poderia ocorrer um problema como o registrado. Ele reconheceu que, mesmo a pane tendo ocorrido durante a madrugada, os usuários foram prejudicados.
''É uma situação de desconforto. Somos prestadores de serviço e trabalhamos para que isso não ocorra. Mas nesse caso específico fomos surpreendidos'', disse.