Londrina

Palestra para idosos aborda as notícias falsas

16 out 2018 às 16:55

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) oferece nesta quinta-feira (18), às 14h, uma palestra sobre "Disseminação de notícias falsas", as famosas "fake news", ministrada pelo assistente de comunicação da Unimed Londrina Bruno Petri. A atividade, gratuita e direcionada a pessoas com 60 anos ou mais, acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Oeste, localizado na rua Serra Pelada, 111, no Jardim Bandeirantes.


Durante a conversa, serão abordadas questões como o que são notícias falsas, como são construídas, como identificá-las, quais as implicações ao compartilhá-las e como elas interferem na sociedade. A proposta é alertar os idosos para esta realidade já que atualmente muitos usam smartphones e participam de redes sociais, ambiente onde as fake news se espalham.


Segundo o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da SMI, Cleir Brandão, os idosos têm usado cada vez mais as tecnologias e, para muitos deles, o acesso aos meios digitais é uma realidade nova, portanto é importante abordar o tema. "A população idosa muitas vezes encontra-se em situação de vulnerabilidade na internet, estando suscetíveis a golpes e, muitas vezes, compartilham notícias falsas sem saber, então a palestra vai esclarecer sobre este tema e permitir que eles tirem dúvidas a respeito do assunto", expôs.

A palestra integra a programação do Grupo de Convivência "Qualidade de Vida e Cidadania" que é realizado todas as quintas-feiras no CCI Oeste e às segundas-feiras no CCI Leste, com conversas sobre temas voltados à saúde, cidadania e bem-estar. O grupo atua como uma porta de entrada para idosos que desejam se inteirar sobre as atividades desenvolvidas, já que é um momento onde eles podem conhecer o espaço, os demais participantes e ter acesso ao trabalho desenvolvido pela SMI nos locais.


Continue lendo