Duas caixas temática de correios instaladas na Avenida Rio de Janeiro, na entrada do Bosque Central e em frente à sede clássica dos Correios de Londrina, chamam a atenção de quem passa pelo local. Junto com os dispositivos, uma placa informa que a vermelha se trata de uma peça original da década de 1990, com a cifra real da Rainha Elizabeth II, em homenagem do governo britânico pelos 90 anos de Londrina.
Entretanto, a placa que contém as informações sobre os laços de amizade entre o Reino Unido e a cidade de Londrina não informa sobre a segunda unidade, com pintura verde a amarelo - apenas diz que os equipamentos têm uma parceria com os Correios Paraná.
A instalação despertou a curiosidade do porteiro Luiz Carlos, 60, que aprovou os equipamentos. ''É bem interessante porque valoriza a história da cidade e é uma homenagem também para os descendentes dos ingleses que vivem em Londrina'', afirma.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Operação Choque de Ordem da GM de Londrina acha drogas em mocó na rua Belém
Londrina EC perde de 2 a 1 para o Cascavel pelo Torneio de Verão
Londrina terá, em janeiro, quatro shows em homenagem a Elis Regina
A londrinense Elisabete Fabiana da Paz comenta que o "mimo" para os 90 anos da cidade é algo muito significativo, pois veio de outro país. ''Londrina merece, né? A gente gosta de presente, principalmente nessa época em que a cidade faz aniversário'', diz.
Porém, para Elisabete, é necessário mais fiscalização do poder público para manter os equipamentos preservados, para evitar o mesmo destino das placas com informações turísticas, que estão depredadas. ''Os totens que estão espalhados pela cidade, por exemplo, estão bastante maltratados, então, é necessário alguém cuidando desses equipamentos instalados agora'', aponta.
O dispositivo informativo instalado entre as duas caixas de correios informa que a inauguração será em 6 de dezembro.
A reportagem procurou os Correios para obter mais informações, mas, até o fechamento da matéria, não obteve respostas, que serão atualizadas no texto assim que fornecidas.
(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)
Leia também: