Na manhã de hoje (5), policiais militares do 5º Batalhão, com sede em Londrina, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e recolheram equipamentos utilizados para pirataria de CDs e DVDs. A apreensão foi em uma residência em Cambé.
De acordo com o tenente Israel, que comandou o grupo, entre o material ilegal havia centenas de discos, cinco computadores, adaptados para gravar grande quantidade de discos, e três impressoras. No entanto, ninguém foi preso. "Os outros três mandados foram cumpridos, mas não logramos êxito em apreender objetos irregulares".
Nesta manhã a operação concentrou-se em Cambé. "Tivemos o auxílio do helicóptero da Polícia Militar, que sobrevoou as casas onde cumprimos os mandados. À noite, ele será utilizado em operações em Londrina", comentou o tenente Israel em entrevista ao Bonde.
O oficial explicou que o uso da aeronave dificulta eventual tentativa de fuga de suspeitos e permite uma visão privilegiada para os policiais. "Além disso, a ação ostensiva de viaturas e do helicóptero inibe a ação de quem tinha intenção de cometer algum delito".
O major Eugênio Celso Vaz, piloto do helicóptero, disse que o principal objetivo da aeronave é dar auxílio às operações terrestres. "Também estamos capacitados para dar os primeiros socorros, caso seja necessário", explicou o major.
A fiscalização nas cidades da região, com o helicóptero da Polícia Militar, segue até amanhã e faz parte da Operação Corpus Christi.
Prisões
Nesta sexta-feira, em razão do mau tempo, o helicóptero não foi utilizado nas ações em Londrina, no entanto, a operação terrestre rendeu prisões na cidade.
Ontem, dois irmãos - um adolescentes e um jovem de 18 anos - foram detidos em sua residência. Com mandado de busca e apreensão, os policiais militares encontraram na casa duas armas ilegais: um revólver calibre 38 e uma pistola de 9 milímetros cujo uso é restrito às Forças Armadas. Também havia droga na residência. Ambos foram detidos.