A Prefeitura de Londrina divulgou uma nota com as mudanças na interdição das pistas da avenida São Paulo e da avenida Rio de Janeiro, que ficam no entorno do bosque Marechal Cândido Rondon, no centro da cidade, a partir da próxima quinta-feira (19).
Inicialmente, a intenção era impedir o trânsito em meia pista de ambas avenidas simultaneamente, a contar da próxima segunda-feira (16). Porém, após análise técnica dos engenheiros da empresa contratada para a realização das obras, San Pio Construtora, e da SMOP (Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação), decidiu-se pela interdição completa da Avenida São Paulo, a partir da próxima quinta-feira. A interdição dessa via permanecerá durante o final de semana e será no trecho entre a rua Pará e a Travessa Padre Bernardo Greis.
A medida foi tomada depois da avaliação de risco de acidentes para os trabalhadores da obra e para os motoristas que trafegam pelo local. Isso porque, segundo a engenheira da San Pio Construtora, Amanda Castro, impedindo apenas meia pista, resta pouco espaço para os operários trabalharem e para a passagem dos carros. Já com o trânsito totalmente impedido por quatro dias seguidos será possível a construção completa da faixa elevada de pedestres. Com isso, a partir da segunda-feira seguinte (23), os carros e motos poderão circular normalmente pela via. O liberação do trânsito para ônibus e caminhões deverá esperar até 15 dias, que é o tempo ideal para a cura completa do concreto.
Leia mais:
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Depois de construída da faixa elevada da Avenida São Paula, os trabalhos seguirão para a Avenida Rio de Janeiro, também no trecho entre a rua Pará e a Travessa Padre Bernardo Greis. Dessa forma, na quinta-feira (dia) 26, os carros, motos, ônibus e caminhões não poderão utilizar aquele trecho da avenida até 29 de agosto. O trânsito de veículos leves estará liberado a partir de segunda-feira (30), mas a passagem de veículos pesados precisará esperar de 10 a 15 dias.
Quando finalizadas as obras no Bosque Central e no seu entorno, a população de Londrina verá um espaço com alargamento das calçadas, novas pistas de caminhada, corrida e ciclismo e barras de exercício físico; academia ao ar livre, parquinho infantil e quadra poliesportiva totalmente reformadas; bancos, pequenos palcos, mesas e alguns elementos instalados para permitir a realização de brincadeiras para as crianças; iluminação pública com efeitos cênicos e projeções coloridas voltadas para as copas das árvores; e a integração do Bosque com outras áreas públicas centrais da região, como a Praça Sete de Setembro e a Praça Primeiro de Maio com a Concha Acústica.