Londrina

Obras da Sanepar causam transtornos em Londrina

03 mai 2012 às 17:28

A Sanepar levou cerca de 20 dias para fazer a manutenção de uma tubulação antiga que passa por baixo da rua Lázaro Zamenhoff, no jardim San Fernando (zona leste de Londrina). Durante os dez primeiros dias, a via ficou fechada. As obras geraram muita sujeira e poucos clientes aos comerciantes que têm estabelecimentos no local.

Nos outros dez dias, a rua foi parcialmente aberta e os problemas pioraram. O fluxo de veículos aumentou a poeira - ou o barro, em dias de chuva - e afastou ainda mais a clientela dos bares, padarias e lanchonetes instaladas na área.


Um dos comerciantes, Itamar José Lettrari, começou a recolher assinaturas dos moradores do bairro, para pedir a limpeza da rua. "Estamos 'comendo' poeira há um bom tempo. É uma obra necessária, mas que causou um transtorno enorme", disse.


Até agora, mais de 100 assinaturas já foram coletadas. "É um número que deve aumentar até a segunda-feira, quando vamos à Sanepar entregar o documento e pedir providências. Caso não consigamos respostas, pretendemos ir ao Ministério Público", prometeu.



Parte da rua foi aberta para o tráfego de veículos no início desta semana. As obras continuam em uma via que corta a Lázaro Zamenhof: a avenida das Américas. "Agora, os ônibus estão se utilizando da nossa rua como atalho, para não passar pela via que está em manutenção. Com o fluxo dos veículos pesados, o problema com a poeira fica ainda mais grave", explicou o comerciante.


Por meio da assessoria de imprensa, a Sanepar pediu paciência aos moradores do jardim San Fernando. A companhia informou que só vai poder limpar e asfaltar a rua Lázaro Zamenhof depois que toda a obra na avenida das Américas for concluída.

A previsão é de que o procedimento seja finalizado de duas a três semanas. A empresa comunicou que está fazendo a troca das tubulações que passam por baixo das vias. A substituição da estrutura e o remanejamento da rede de esgoto, conforme a Sanepar, vão acabar com o mau cheiro no bairro.


Continue lendo