Londrina

Museu de Arte de Londrina retoma as atividades neste sábado

15 fev 2018 às 08:51

As atividades do Museu de Arte de Londrina serão retomadas neste sábado (17), das 10 às 15 horas, após o período de recesso. O local reabre com a mostra fotográfica "Janela no Tibagi", do fotógrafo Gabriel Teixeira e também com a primeira edição do ano da Feira Madá. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 23 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Segundo a diretora de Ação Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelli, as fotografias da mostra Janela no Tibagi, ainda em formato analógico, contém imagens do rio Tibagi e foram produzidas em 2004. O material é resultado de um projeto incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o qual consistiu em um circuito de exposições fotográficas pelo ano de 2004 e a publicação de um livro em 2005, que teve por objetivo tornar conhecido, da comunidade londrinense, uma região do rio Tibagi bem próxima da cidade.


O livro conta, além das fotografias de Gabriel Teixeira, com textos escritos pelo jornalista, escritor e diretor de cinema Rodrigo Grota. A diagramação ficou sob responsabilidade do designer Alekcey Willians e a identificação das espécies fotografadas foi feita pelo biólogo Dennis Panayotis Saridakis.


Na reabertura, o público também poderá prestigiar a Feira Madá, que vem sendo realizada mensalmente no museu desde novembro de 2016. O evento reúne artistas, designers, artesãos e produtores da região e objetiva valorizar a economia criativa da cidade. A Feira acontecerá no mesmo horário da exposição, das 10 às 15 horas.


Histórico - O Museu de Arte passou por um período de recesso para reorganização documental e do espaço. Foram feitos alguns reparos, que incluíram troca de lâmpadas, limpeza e pintura de estruturas. O prédio foi construído como terminal rodoviário da cidade. A construção iniciou em 1948, na gestão do prefeito Hugo Cabral, e foi concluída em 1952, na administração do prefeito Milton Ribeiro de Meneses.


Referência de estilo arquitetônico no Brasil, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, o prédio teve suas instalações tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio público da arquitetura moderna do Estado do Paraná.


Em 1988 o terminal rodoviário foi desativado e o local passou por uma grande reforma para abrigar o Museu de Arte de Londrina. A inauguração do Museu aconteceu em 12 de maio de 1993 e teve como principal atração a escultura "A Eterna Primavera", de Auguste Rodin.

Atualmente o Museu conta com um acervo compostos por cerca de 700 obras, entre gravuras, esculturas e telas, guardado na reserva técnica. As instalações ficam na Rua Sergipe, 640, esquina com Avenida Rio de Janeiro, no centro. Grupos, como de escolas e universidades, previamente agendados podem ser recebidos no período da manhã, a partir das 9h30. As visitas devem ser agendadas pelo telefone 3337-6238 ou e-mail museu@londrina.pr.gov.


Continue lendo