Londrina

Munícipos se unem para combater a dengue

27 jan 2006 às 12:39

Os secretários de Saúde dos municípios de Londrina, Silvio Fernandes; Cambé, Nereu Henrique Mansano; Rolândia, Fernando Aguilera, e de Ibiporã, se reuniaram com a imprensa na manhã desta sexta-feira (27) para anunciar medidas de controle e prevenção a dengue.

A preocupação cresce nesta época do ano, onde calor e umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Londrina, foram confirmados dois casos autóctones (contraídos fora da cidade).


Conforme a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, da Secretaria de Saúde de Londrina, Josemari de Arruda Campos, o primeiro eixo consiste em implementar ações de vigilância epidemiológica, com medidas de incentivo às notificações de suspeitos para diagnóstico e assistência adequados e bloqueio de transmissão instituído precocemente. Para isso, a 17ª Regional de Saúde vai agilizar e disponibilizar as informações sobre as notificações e confirmações de casos de dengue para todos os municípios.


Josemari informou que o segundo eixo será voltado para ações de controle do vetor, consistindo em divulgar os índices para as unidades básicas de saúde e os conselhos locais e comunitários de saúde para que a comunidade se conscientize da importância de combater a dengue.


Outras medidas neste eixo, além do trabalho de educação efetivo com a população, serão o envolvimento das empresas de transporte coletivo que realizam viagens metropolitanas e a discussão do destino dos pneus usados.


A diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde anunciou que o terceiro eixo definido na reunião é o trabalho na área de assistência e compreende a realização de novos cursos de capacitação aos profissionais de saúde dos quatro municípios, a melhoria do atendimento nos hospitais e agilização nos exames laboratoriais.


Confira a situação da dengue em cada município:


Londrina - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 4,6% (Lira - Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegpiti).
- notificações: 53
- casos confirmados: dois importados
Em 2005, foram 868 casos suspeitos e 10 confirmados. Do total de suspeitos, existem ainda, 12 casos pendentes aguardando o resultado de exame.


Cambé - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 4,3% (LIRA)
- notificações: 10
- não há casos confirmados
Em 2005, foram 215 casos suspeitos e quatro casos confirmados.


Rolândia - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 2,86% (LIA)
- notificações: 2
- não houve casos confirmados
Em 2005, a cidade registrou 29 casos suspeitos e nenhum se confirmou. Deste total, cinco casos aguardam resultados de exames que foram encaminhados no final do ano.


Ibiporã - 2006- Índice de infestação do mosquito: 1,6% (LIA) janeiro
- notificações: 2
- não houve casos confirmados
Em 2005, foram 46 casos suspeitos e 2 confirmados.

Informações da Prefeitura de Londrina


Continue lendo