A Prefeitura de Londrina promoveu, na tarde desta quinta-feira (30), apresentação de programa para pavimentação de estradas rurais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em articulação com a Câmara Municipal de Londrina, e parceria com o deputado estadual José Carlos Schiavinato. O objetivo foi apresentar modelo implantado com sucesso na cidade paranaense de Toledo, quando foram pavimentados 228 quilômetros de estradas rurais num período de oito anos.
Além do deputado estadual, a mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito de Londrina e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça; chefe do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAA), Antonio Carlos Barreto; vereador Mário Takahashi; e o prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia.
Para o vice-prefeito e secretário municipal, que visitou Toledo em fevereiro deste ano, o projeto de pavimentação é uma iniciativa bem sucedida, pois valoriza o trabalho do homem do campo, seja pequeno ou grande produtor. "É algo que aproxima o campo da cidade, diminui o êxodo rural, e Londrina não pode ficar de fora de um programa como este. Trata-se de um investimento, que traz valorização e retorno para toda a cidade em diversas áreas", destacou.
O chefe da Regional Londrina da SEAA parabenizou o vice-prefeito de Londrina e toda a administração municipal pela iniciativa de buscar reproduzir na cidade programas aplicados com sucesso em outros locais. "Será um grande investimento para Londrina e região, e podem contar com o apoio e parceria do governo do Estado. A Secretaria está disposta a contribuir e colaborar no que for necessário", disse.
Apresentação – O deputado estadual realizou a apresentação sobre a experiência de pavimentação das estradas rurais em Toledo. Ele destacou que trata-se de uma parceria que envolveu investimentos dos produtores rurais, da Prefeitura de Toleto, e também dos governos federal e estadual. "É um programa fantástico que conseguimos implementar, e que a gestão seguinte deu continuidade. É um exemplo de ação possível para ser desenvolvida em todas as regiões do Estado, e cujos benefícios estarão à disposição de todos", frisou.
Schiavinato afirmou ainda que o programa facilita não só a interligação entre a área rural e urbana das cidades, mas também diminui as perdas no transporte de safra, dá condições para que os produtores rurais permaneçam no campo, e facilita o acesso de serviços públicos como saúde, educação e segurança. "É nossa obrigação levar qualidade de vida para a população rural. Ter tantos produtores, líderes de comunidades e autoridades locais aqui presentes reforça o quanto esse projeto é importante para o poder público e para a população rural", ressaltou.
Entre produtores rurais, integrantes de cooperativas e pessoas ligadas ao setor rural, compareceram cerca de 75 pessoas na apresentação, que ocorreu no auditório Dalton Fonseca Paranaguá, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Dentre as autoridades presentes, estavam os secretários municipais do Ambiente, Roberta Queiroz; do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri; o assessor para Projetos Estratégicos da Prefeitura de Londrina, Luiz Figueira de Mello; o diretor-presidente da Sercomtel Iluminação, Hans Müller; o gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Sérgio Luiz Carneiro, entre outros.