Londrina

Mulher morre à espera de leito de UTI no HU

06 dez 2005 às 10:20

Ana Lanza, 79, morreu na noite desta segunda-feira (05), à espera de um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Londrina (HU). Internada desde o dia 30 de novembro, a idosa aguardava um leito desde sábado (03). Ela foi internada com infecção urinária, mas o quadro evoluiu para uma infecção generalizada.

Nove pacientes em estado grave internados aguardavam, ontem, por vagas na UTI do (HU). Eles estavam respirando por aparelhos em leitos do Pronto-Socorro, enfermaria e até no setor de Hemodinâmica.


Nesta terça-feira (06), duas vagas foram abertas na UTI. A Central de Leitos tentou abrir vagas na Santa Casa para um paciente, mas não havia respirador. Conforme apurou a reportagem da Folha de Londrina, duas vagas foram abertas no Hospital João de Freitas, em Arapongas, mas a ambulância estava ocupada ontem a noite e não poderia buscar os pacientes.


Por conta da superlotação, o Pronto-Socorro Médico suspendeu o atendimento desde as 8h40, recebendo somente os casos de urgência e emergência. A previsão é que o PSM reabra às 12 horas. O Pronto-Socorro Cirúrgico também está fechado, e deve reabrir às 14 horas. Hoje, 66 pessoas estão internadas no PSM do HU, sendo que a sua capacidade é para 38 pacientes.

O diretor clínico do hospital, Sinésio Moreira Júnior, considerou inadequado tanto do ponto de vista terapêutico, como humano, pacientes necessitando de cuidados especiais internados em enfermarias.


Continue lendo